O Centro Espírita Santo Antônio de Umbanda tem como fundador e diretor espiritual Rosembrando Sosthenes Leite Carvalho, sendo instituído em 01/12/1993, com sede no endereço Rua Pinto Cajado, Qd C - It 21, nº 274, Conjunto Habitacional Raquel Figueiredo, Tomba, CEP: 44091-326, Feira de Santana,BA. Sendo concedido, nesta mesma data, Alvará de Licença pela Federação de Umbanda e de Cultos Afro-Brasileiro de Feira de Santana - FUCABFS, autorizando, com base no estatuto daquela federação, a Rosembrando Sosthenes Leite Carvalho realizar atos que precendem a seita na linha de Umbanda.
O fundador e diretor espiritual do Centro Espírita Santo Antônio de Umbanda, Rosembrando Sosthenes Leite Carvalho, teve sua iniciação espiritual desde muito cedo, conta sua mãe, D. Rosenita Guilhermina Leite Carvalho, que ele chorou em seu ventre no oitavo mês de gestação, entretanto tal revelaçao só lhe foi feita aos vinte e um anos de idade.
Rege o adágio popular que a criança que chora no ventre materno será portador dos dons da premunição, e assim aconteceu, aos quatorze anos o pequeno Brando, como todos os chamam carinhosamente, passou a ter visões e colocar cartas, sempre guiado pelos espíritos de luz no auxílio daqueles que precisavam de ajuda. A procura pela suas adivinhações foram aumentando, entretanto aos dezessete anos de idade e sem saber da profecia, pois sua mãe guardava segredo até o mesmo completasse a maior idade, decidiu parar com as adivinhações. Para sua supresa e angústia, passou a sofrer com problemas de saúde, tendo desmaios constantes, sendo pertubado por pesadelos a noite e visões durante o dia. Buscou ajuda junto a vários médicos de diversas especialidades sem sucesso, não conseguiam explicar que tipo de enfermidade poderia causar tais sintomas. Um sofrimento generalizado para Brando e todos os familiares.
Ao completar vinte e dois anos de idade, sua mão lhe relevou sobre a profecia, mesmo assim Brando se recusava a voltar às adivinhações. Aos vinte e sete anos, cansado de tanto sofrer, decidiu voltar a leitura das cartas e a ajudar as pessoas através do seu dom. Foi quando descobriu a realidade espiritual com a ajuda dos orixás, dos caboclos e dos espíritos de luz que passaram a lhe auxiliar nos trabalhos de limpeza espiritual e de corpo, rezas e oferendas.
Outras pessoas começaram a seguir os passos iniciados por Brando, que passou a exercer a função de diretor espiritual daquele grupo através dos ensinamentos da religião da umbanda, tendo como guia espiritual supremo o Orixá Ogum de Ronda, entidade responsável pela faixa vibratória, aquele que comanda e autoriza o trabalho espiritual e das outras entidades.
Junto com aqueles que o seguem, em dezembro de 1993, fundou o Centro Espírita Santo Antônio de Umbanda, organizando sessões de mesa branca todas as terças feiras. Com o passar do tempo, já organizado, através dos estudos religiosos e da espiritualidade maior, Brando passou a realizar o batizado umbandista com filhos de santo ou filhos de aldeia. As sessões de mesa branca acontece nas terças-feiras, quinzenalmente, momento em que reúnem os membros iniciados na tradição da casa religiosa. O ritual é iniciado a partir das 19h. Geralmente, ocorrendo como primeiro topíco do evento a celebração coletiva das orações do Pai Nosso e da Ave Maria. Essa prática nasceu na tradição católica, que se adaptou aos rituais e cranças dos escravos. O Centro Santo Antônio de Umbanda esta inserido em um bairro perférico da cidade de Feira de Santana, em volta de pessoas humildes e muitos carentes, situação que muito comovia Brando, que orientado pela espiritualidade passou a arrecadar donativos com aqueles que buscavam por ajuda no centro e se beneficiavam da espiritualidade e de suas benesses. Passou a ser arrecadados alimentos para confecção de cestas básicas, roupas e medicamentos para distribuir na comunidade. O Centro Espírita Santo Antônio de Umbanda organizava eventos durante todo o ano, onde se evidenciava a cultura afro-brasileira, através dos cults aos Orixás, aos Cacboclos e a aos espíritos de luz que guiam o seu diretos espiritual, os filhos de Santo e filhos de Aldeia, e todos os que buscam ajuda na espiritualidade.
Assim, o terreiro passou a ser palco de festas populares, de eventos educacionais e sociais além de rituais religiosos. O calendário das festas religiosas é preenchido durante todo o ano com o nintuito de homenagear os Orixás, manter viva a cultura afro-brasileira, os preceitos da seita de Umbanda e auxiliar a comunidade local. O roteiro das celebrações processa-se a partir do mês de janeiro, quando é realizada a ceia de Oxalá, momento em que se reúnem todos os filhos e filhas de Santo presentes na cidade para render graças, pedir proteção e bençãos a Oxalá, para um ano novo repleto de paz e prosperidade. Não só as pessoas iniciadas visitam a casa religiosa nesse dia. Trata-se de um evento religioso que recebe de católicos a membros da tradição afro-brasileira. O acontecimento é comandado pelo líder religioso que executa o ritual de passe.